Coordenador : Flavia de Paula Vitoretti
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395113.2206.287686.22062023
Departamento/Setor: VEM
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Desenvolver o crescimento e o conhecimento dos alunos de graduação e pós graduação, da UFF. Construir o aprendizado dos alunos do ensino básico das escolas públicas, levando o desenvolvimento de robôs para atuação do dia-a-dia.
Local de atuação: As oficinas e cursos acontecerão nas escolas públicas do Município de Vassouras, RJ.
Objetivo
Objetivo Geral: Introduzir o conceito e a prática da Cultura Maker aos alunos das Escolas Públicas do Município de Vassouras, por meio do conhecimento de Robótica e programação. Objetivos Específicos: - Apresentar a robótica e suas utilizações no nosso cotidiano - Desenvolver habilidades com sistemas eletrônicos e com programação - Construir robôs, do tipo seguidor de linha, para aprendizado - Construir protótipos para solucionar problemas e facilitar o nosso cotidiano,
Resumo
Este projeto pretende despertar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Município de Vassouras, RJ, para as áreas de ciências exatas, engenharia e computação, e mostrar que disciplinas como a matemática e a física são responsáveis pelos fenômenos do nosso dia-a-dia, e como essas matérias estão relacionadas com a tecnologia e são responsáveis pelo desenvolvimento de ferramentas que são à base da computação digital moderna. E que a engenharia contemporânea, através do computador e valendo-se de conceitos de robótica, tornou-se capaz de resolver problemas complexos e de alto risco para homem, melhorando o desempenho e otimizando atividades industriais e do nosso cotidiano. Para tanto serão realizadas cursos, oficinas, encontros de alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) com alunos das escolas públicas, e capacitação dos professores das escolas públicas para atividades e construção de robôs. No final da execução deste projeto, os alunos e professores participantes serão capazes de construir robôs para facilitar atividades do nosso cotidiano e também entenderão de tecnologia e de robótica, sua função e atividades na indústria e, também, estimular outros alunos para as áreas de engenharia, computação e ciências exatas.